9 de julho de 2015

ARTES PROFESSOR FERNANDO ROBSON

Arte onírica na porta: 
Artista plástico José Damasceno


O livro José Damasceno: plano de observação traz na capa a fotografia da obra “cinemagma”: uma instalação com fios coloridos de estopa e uma porta branca sobre eles. Observe na imagem abaixo: 

Fotografia: Fernando Robson, 2015.
Fiz o tratamento de imagem com capa do livro.


O livro José Damasceno: plano de observação tem curadoria de Ligia Canongia e  Carla Branco, Rio de Janeiro: Imago Escritório de Arte, 2015.
Tivemos a oportunidade de ver essa obra, retratada na capa do livro, na visita que fizemos ao Museu Santander Cultural, em Porto Alegre: uma porta entreaberta repousa sobre um amontoado de estopa com fios coloridos. De longe, pode parecer uma pintura abstrata que se derreteu e acumulou no chão. De perto, uma espécie de encenação dramática sobre o caos. José Damasceno tem se destacado desde os anos 1990 por uma produção de impacto visual, criando objetos intrigantes e situações que geram perplexidade ao observador.
Os alunos trabalharam a releitura de algumas obras de José Damasceno em sala, reproduzindo pequenas maquetes e registrando os trabalhos através da fotografia; na montagem usaram diferentes materiais como E.V.A., fios de lã, livros velhos, giz de cera, caixa de papelão e madeira.

Abaixo o registro das obras trabalhadas:

Fotografia Fernando Robson, 2015.
A aluna Elizabeth reproduziu a obra com giz 
cera com uma porta de papel sobre eles.


Fotografia Fernando Robson, 2015.
O aluno Giovani reproduziu a obra com E.V.A. 
preto e uma porta de papel sobre o E.V.A.


Fotografia Fernando Robson, 2015.
A aluna Kerolin reproduziu a obra com E.V.A.
colorido e uma porta de papel sobre o E.V.A.


Fotografia Fernando Robson, 2015.
O aluno Pedro reproduziu a obra com lã, fitas 
e linhas com uma porta de papel sobre eles.


Fotografia Fernando Robson, 2015.
O aluno Wesley C. reproduziu a obra com folhas 
de livros velhos e uma porta de papel sobre elas.


Fotografia Fernando Robson, 2015.
O aluno Wesley reproduziu a obra com 
blocos de madeira e uma porta de papel sobre eles.


No dia 17 de junho de 2015, na visita ao Museu do Santander Cultural, os alunos aproveitaram para ver de perto a instalação da arte, apreciando e identificando as diferentes obras trabalhadas em sala de aula a partir das fotografias do livro José Damasceno: plano de observação. Os alunos olharam, tocaram e pensaram em diferentes significados, lembrando que assim funciona a arte.
Durante o projeto, que foi trabalhado primeiramente a partir da fotografia da “capa do livro” da obra “cinemagma”, os alunos demonstraram interesse em participar, discutir e experimentar as atividades de construção das maquetes. Em suas discussões expressaram diferentes significados para as obras estudadas, como: “lixo”, “terremoto”, “objetos queimados” e os “fios que brincavam com o gato”, entre outras releituras - é a liberdade de expressão da arte e identidade para produção artística através de uma experiência de releitura.

Referencia:

DAMASCENO, José. 1968 – José Damasceno: plano de observação, curadoria Ligia Canongia, Santander Cultural, 2015. 


Um sonho dos relógios derretidos

As turmas 811 e 812 fizeram um trabalho de pintura surrealista, a partir da obra A persistência da memória do artista Salvador Dali. Freud, o famoso pai da psicanálise, influenciou algumas das pinturas de Dalí: para Freud, sonho era a realização disfarçada de desejos reprimidos. 
Esse quadro mostra relógios derretidos num cenário que se parece com o deserto. Cada parte dessa pintura possui uma referência à vida de Dali, que penetrou nos medos e traumas que estavam guardados em suas memórias como um sonho, traduzindo em suas telas muitos desejos reprimidos

Salvador Dali - 1904/1989
A persistência da Memória
Fernando Robson, 2015.
Turma 811 -  trabalho de pintura surrealista.


Fernando Robson, 2015.
Turma 812 - trabalho de pintura surrealista.

Obra de Hélio Oiticica: Metaesquema

Nas artes plásticas, o concretismo surge como uma evolução do Abstracionismo; depois da 1ª Bienal (1951), os concretistas brasileiros estavam concentrados em dois grupos: o Grupo do Rio de Janeiro (menos rígido quanto às formas geométricas) e o Grupo de São Paulo (mais rígido quanto aos princípios matemáticos da arte concreta e às possibilidades do movimento como efeito ótico de linhas e cores).
A Pintura de Helio Oiticica, Metaesquema (guache sobre papel - 1958), faz parte do Grupo do Rio de Janeiro.
Os alunos da turma 711 fizeram um trabalho de pintura abstrata com, a partir do estudo sobre a obra “Metaesquema” do artista plástico Hélio Oiticica - artista que trabalhou com a pintura, esculturas tridimensionais, desenho, colagem de papel, gravura, filme cosmo, fotografia entre outros.
O que significa  Metaesquema?
Meta (transcendência da visualização) e esquema (estrutura). 

Metaesquema – 1958, Hélio Oiticica
Guache sobre papel-cartão, coleção particular.


Fotografia Fernando Robson, 2015.
Releitura da obra Metaesquema de Helio Oiticica

Pintura vintage com stencil

Os alunos das turmas 811 e 812 fizeram trabalho de pintura vintage, a partir do estudo da obra dos artista Loui Jover – Natural da Austrália, Jover expressa sua arte por meio de tinta preta e, raras são às vezes que seu trabalho recebe uma intervenção de cor. Silhuetas românticas em preto no branco são sua marca registrada.  Personagens imaginários e misteriosos encantam em superfícies de jornais e revistas antigas.
Loui Jover  construiu sozinho a ideia do trabalho em papel reciclado  (livros velhos e jornais), desenvolvendo mais a técnica de pintura de colagem. Ele adorava a tinta nanquim e desenhava modelos vivos. A pintura vintage significa algo clássico, antigo que pode ser criado em papel colagem e também pintura stencil. 

Loui Jover, 2015.
WEHEARTIT. 2015.

Fernando Robson, 2015.
             Turma 812 - trabalho de pintura vintage



Fernando Robson, 2015.
Turma 811 - trabalho de pintura vintage.

Maquete do Arco do Triunfo

A turma 611 estudou sobre o Arco do Triunfo na História da Arte: o primeiro chamado Arco de Tito surgiu em Roma; outros arcos como o de Constantino, Severo entre outros mais antigos, também são citados na História da Arte. Os monumentos de arcos com esculturas representam homenagem para os soldados que participavam ou venciam grandes batalhas. O Arco do Triunfo em Paris, é de estilo neoclássico e apresenta esculturas em relevo com  nomes dos homenageados e decorações de frontões, guirlanda, lótus entre outros. 


Em Porto Alegre temos um modelo de arco: O Monumento ao Expedicionário; localizado no parque Redenção, foi projetado pelo artista Antonio Caringi, para homenagear os soldados que participaram na segunda guerra mundial. 


Monumento ao expedicionário, redenção em Porto Alegre 2015.


O Monumento ao Expedicionário foi usado como modelo para a construção da maquete pelo grupo de alunos. 
Fotografia Fernando Robson, 2015.
Mostra a exposição do trabalho os alunos.

A maquete construída com isopor, cola, silicone, estilete, tesoura e papel impresso com foto do Arco do Triunfo em Paris. Na primeira etapa os alunos recortaram o papel com o molde do Arco; depois recortaram o isopor nas medidas do molde. Na segunda etapa usaram a cola silicone para fixar o papel amassado no isopor. 


Arte de Colunas

O dicionário na internet, traz o significado da palavra “coluna”:
É um elemento arquitetônico destinado a receber as cargas verticais de uma obra de arquitetura transmitindo-as à fundação.
A referência da fonte no site é o “dicionário informal”. No dicionário o foco do significado está na arquitetura; mas podemos buscar outras informações no estudo da História da Arte, focando nos tipos de colunas da arquitetura antiga.
A arquitetura mais antiga faz referencia às colunas do Egito, Mesopotâmia e Grécia; no Egito, por exemplo, temos dois tipos de colunas: papiriforme aberto e o fechado; na mesopotâmia também há colunas do tipo papiriforme fechado. Abaixo observamos algumas ilustrações de colunas:

Arquitetura egípcia, slideshare, em disponível:
Acesso: 19/ 04/2012.


Ilustração da Jardins Suspensos da Babilonia com as colunas.
Fabiana Scoleso, Sala 19 blog, Jardins Suspensos da Babilonia. Em disponível:
Acesso: 12/03/2012.

Também há outros tipos de colunas da Grécia, conforme imagem.
Arte Ifes, Arte Grega, em disponível:

A proposta de trabalho é usar o pôster com modelos das colunas Gregas e algumas fotografias que mostram colunas de diferentes instituições em Porto Alegre: Prefeitura Municipal, Santander Cultural, Museu de Arte Rio Grande do Sul, Secretária da Fazenda e o Parque Redenção.



A partir desses modelos, a turma 611 trabalhou em argila a construção de pequenas colunas do Egito, Mesopotâmia e Grécia; construíram  três tipos de colunas: coluna Papiriforme aberto do Egito, coluna Papiriforme fechado da Mesopotâmia e coluna dórico no da Grécia. O material utilizado  foi argila vermelha, tinta acrílica, pincel, jornal velho, pano velho, palito churrasquinho. 


Fotografia Fernando Robson, 2015.
Técnica: argila e a tinta acrílica.


Fotografia Fernando Robson, 2015.
As alunas fizeram o trabalho para expor das colunas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário