Assim,
iniciou-se a produção coletiva do LIVRÃO
DA ALICE. Primeiramente, os alunos pintaram as ilustrações da história, que
foram ampliadas em folha A 3;
Após foi o momento de produção textual da história, em que os alunos observavam
a sequência das cenas e iam relatando os acontecimentos, que eram registrados
no quadro e copiados por eles na mesma história em tamanho normal (para que
cada um também tivesse essa produção); A mesma história foi escrita tanto na
Língua Portuguesa como na Escrita da Língua de Sinais, sendo copiadas essas
duas línguas pelo ensino significativo do português, a partir da tradução da
LIBRAS. Desta forma, foi construído um livro bilíngue gigante com ilustrações,
respeitando a marca cultural dos alunos surdos, sua percepção visual: alunos
que ouvem com os olhos e falam com as mãos (SÁ, 2002). Esse livrão mostra o
quanto os alunos aprenderam e aprimoraram seus conhecimentos, relacionando-os
com o cotidiano em que vivem.
ENTREGA LIVRÃO DA ALICE
NA BIBLIOTECA DA ESCOLA
O Livrão da Alice, produzido
coletivamente pelo turno da tarde, foi doado à biblioteca da escola. No momento
da entrega foi realizada a contação dessa história, contando com a participação
e interação dos alunos, que realizavam a leitura em concomitância com a
professora. Desta forma, este Livrão se tornou patrimônio da biblioteca, em que
qualquer pessoa poderá lê-lo.
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