14 de abril de 2016

BLOG DA ARTE

A turma 711 estudou sobre a formação do Lago Guaíba: através de  slides observaram a formação  do Arroio Dilúvio e a transformação de Porto Alegre. Abaixo estão fotos das 5 etapas da formação do Arroio Dilúvio:

1 ETAPA: Na região onde se encontra atualmente a cidade de Porto Alegre, há 400 mil anos atrás, o nível do mar era baixo; tinham os rios do vale aluvial e outro canal fluvial também no oceano atlântico. Nessa época, o clima era muita frio e seco, devido a uma glaciação que afetava todo o planeta. 

2 ETAPA: Depois do período glacial, a água que evapora nos oceanos  e mudanças climáticas mais amenas, provocam a diminuição de geleiras e o consequente aumento da quantidade da água” em todas as partes do planeta, causando uma elevação do nível do mar. 

3 ETAPA: Há cerca de 325 mil anos, a água de descida e subida  do nível do mar, transformou a Baia do Guaíba que era banhado pelas águas salgadas. 

4 ETAPA: Há 120 mil anos, a água transformou a formação das barreiras que fecharam a Laguna dos Patos; nasceram o Arroio Dilúvio e outros rios, entre eles o Jacui. 

5 ETAPA: Há 5 mil anos, ocorreu a ultima grande transgressão do mar; são 5 estágios evolutivos que culminaram com a formação do Lago Guaíba e a Laguna do Patos.

Esse livro é uma grande ilustração de estudos em Porto Alegre sobre a formação do Rio Grande do Sul. Há informações a partir de estudos geográficos e geológicos e de historiadores. O livro foi publicado em 1998. 

Fonte: http://bibliotecaets.blogspot.com.br/2009/02/dica-atlas-ambiental-de-portoalegre-rs.html

O livro: Altas Ambiental de Porto Alegre, de Rualdo Menegat, Rio Grande do Sul: EDIÇÃO UFRGS, 1998.

Fonte:http://jornalismob.com/2009/04/22/guaiba-a-polemica-que-nem-comecou/


A partir desse estudo os alunos produziram 5 maquetes representando as cinco etapas da formação do Lago Guaíba, conforme embaixo; 



Fotografia: Fernando Robson (30/03/2016)

Foram enviadas quatros fotos do projeto desenvolvido, em mensagem na rede social para Rualdo Meneget:
- Olá! Rualdo...Eu ensinei os alunos 711 sobre a formação do Lago Guaiba. Na Escola Especial para Surdos Frei Pacifico. (31/03/2016 – 01:58)

Autor Rualdo Meneget na rede social diz:
- Que maravilhoso! Parabéns pelo trabalho e imagino que os alunos gostaram muito de aprender mais sobre o lugar em que vivem. (31/03/2016 – 17:07)

Portanto, o projeto formação do Lago Guaíba, além de trazer conhecimento histórico, também trouxe a possibilidade de discussão e reflexão sobre as questões ambientais. Dessa forma, o projeto amplia as possibilidades de  transformar atitudes a partir da campanha do Dia Mundial da Água.

REFERENCIA

MENEGAT, Rualdo. Atlas Ambiental de Porto Alegre, Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2000. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário